Viajar de avião com um bebê é uma daquelas tarefas que a gente considera complicada, não é mesmo? Isso ocorre porque os bebês têm necessidades diferentes das nossas e, muitas vezes, não entendem os desafios de enfrentar o tédio. você concorda? Especialmente porque as viagens aéreas às vezes podem ser entediantes para nós, adultos e crianças. Para recém-nascidos, a maioria das companhias aéreas tem uma idade mínima de viagem de 7 dias. Mesmo assim, alguns pediatras recomendam esperar pelo menos até os três meses de idade para que os bebês embarquem no primeiro voo.
Até 2 anos bebês não pagam passagem de avião, e vão no colo em voos domésticos. Por isso, não é necessário “comprar” uma passagem para o bebê. Lembre-se apenas de avisar a companhia aérea sobre o bebê no ato da reserva. Caso queira reservar um assento com cadeirinha própria, será necessário pagar a tarifa.
Por isso, trouxemos uma lista com 5 dicas para quem deseja fazer uma viagem tranquila de avião com um bebezinho.
1. Se atente aos horários
Por favor, revise todos os horários sugeridos ao comprar os ingressos. Isso porque é ainda melhor se você conseguir um ingresso para a hora de dormir do bebê! Por exemplo, digamos que na rotina dos sonhos de seu bebê, ele se forma às 21h, caso em que tente comprar ingressos para 22h ou 23h, no máximo. Para que você não fique muito desconectado do seu dia-a-dia. A ideia é manter o bebê dormindo durante ou quase toda a viagem.
2. Leve seus brinquedos favoritos
Se o conselho de dormir durante o voo não funcionar, certifique-se de ter seus brinquedos favoritos à sua disposição. Então, aqui vai uma dica de ouro: esconda o brinquedo preferido do seu bebê alguns dias antes da viagem para ele errar o objeto. Então, quando ele encontra seus brinquedos na estrada, ele não quer perder tempo com suas coisas favoritas.
3. Programa os lanches do seu bebe
Crianças com fome são piores do que crianças com sono, concorda? Portanto, certifique-se de trazer a comida favorita do seu bebê, para que ele possa viajar de forma nutritiva e feliz. Mais importante, ofereça leite materno ou algum alimento durante a decolagem ou aterrissagem e permita que a boca da criança se mova neste momento. Isso porque os momentos de pouso e decolagem são alguns dos momentos mais estressantes para os ouvidos. Então, para evitar dores de ouvido, concentre-se na alimentação do seu bebê neste momento.
4. Leve o seu bebê ao pediatra antes da viagem
Aqui vai mais uma dica de ouro: não se esqueça de verificar a saúde de seus filhos antes de viajar. Portanto, leve seu filho ao pediatra para que ele verifique e confirme se a criança está bem. Se tudo correr bem, você pode viajar com segurança.
5. Tente explicar o objetivo da viagem para a criança
Tudo bem se seu bebê for muito novo para entender. No entanto, se seu filho foi capaz de entender… Engraçado que você explicou o motivo da viagem para o bebê, é para férias, ou para visitar os avós… É importante que a criança entenda que existe um bom motivo para esse momento de “preso” no avião. Isso permitirá que o bebê trabalhe menos e coopere mais no processo.
Leia também: Como acalmar o seu bebê durante uma viagem de avião