Embora atualmente não haja um único certificado internacional de vacinação para COVID-19, o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde assinaram um acordo de cooperação para usar a plataforma ConnectSUS como um certificado digital de vacinação. Para as pessoas que foram totalmente imunizadas com qualquer vacina aplicada no Brasil, podem ser gerados certificados de vacinação em inglês, espanhol e português.
Plataforma ConnectSUS
Por meio do site da Apple Store (iOS) e Play Store (Android) ou do aplicativo ConnectSUS, você pode obter informações sobre seu histórico de saúde, dados de atendimento prestados, medicamentos distribuídos no SUS e a localização dos serviços de saúde. Do utilizador.
Se for uma vacina contra COVID-19, o Connect SUS fornecerá informações sobre qual vacina usar, o lote de produção e a data de cada dose. Além disso, certificados digitais com códigos QR podem ser gerados por meio desta plataforma. Para quem toma apenas a primeira dose de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado em português. Para pessoas que tomam 2 doses, você pode escolher mudar o idioma para inglês ou espanhol.
Na tela abaixo, retirada do aplicativo ConnectSUS do leitor, você pode ver um registro das doses utilizadas e o idioma que pode ser utilizado para gerar um certificado digital.
Já na tela abaixo, também fornecida pelo leitor, é possível ver o certificado gerado em inglês, disponível no formato PDF.
E a vacina de dose única da Janssen?
A vacina de Janssen é uma dose única. Portanto, teoricamente, após a aplicação da vacina Janssen e o registro correto das informações no ConnectSUS, agora podem ser gerados certificados de vacinação em 3 idiomas: inglês, espanhol e português. Se você recebeu a vacina Janssen e gerou certificados em todos esses idiomas, informe-nos na seção de comentários abaixo.
Quanto tempo leva para exibir as informações da vacina no ConnectSUS?
Para que as informações sejam refletidas no ConnectSUS, o prazo pode ser de alguns minutos a alguns dias. Ouvimos relatos de leitores cerca de 7 dias atrás. Outros leitores nos relataram que, mesmo após 7 dias, as informações não eram refletidas no ConnectSUS.
A responsabilidade pelo registro das informações da vacina na plataforma ConnectSUS é do posto de saúde que aplica a vacina. Caso esta informação não apareça na plataforma ConnectSUS após 7 dias, recomendamos que você entre em contato com o posto de saúde que aplicou sua dose de vacina e solicite o registro.