Você sabe qual a diferença entre escala e conexão?

Quando um voo tem escalas significa que ele poderá fazer uma ou mais paradas em outro(s) aeroporto(s), antes de chegar ao destino final. Neste caso, o passageiro não precisa descer da aeronave. Geralmente, a escala ocorre por três motivos: embarque de novos passageiros, desembarque de passageiros ou para abastecer a aeronave.

Já no voo com conexão também ocorrem paradas para embarque, desembarque e abastecimento, mas a diferença é que a aeronave é trocada. Você precisa descer do avião e se encaminhar para uma outra aeronave. Mesmo que o destino da conexão não seja o seu destino final, você terá que descer da aeronave e embarcar em outra, orientado pelos agentes de bordo.

Atenção à algumas situações
Tempo de conexão

Quando o tempo é muito curto, o passageiro deve ficar atento pois é necessário se encaminhar imediatamente à outra aeronave.

Bagagem despachada

Geralmente, nas duas situações de escala e conexão, a bagagem que você despachou vai direto para seu destino final. Em alguns casos é possível que você tenha que pegar sua mala. Se estiver inseguro quanto a isso, pergunte ao atendente quando estiver despachando se você precisará pegar sua mala no meio da viagem.

Mudança de aeroporto

Algumas conexões podem ter também a mudança de aeroporto. Neste caso, é importante se informar no balcão da companhia aérea do seu voo para saber se ela disponibiliza o ônibus que faz este trajeto de um aeroporto ao outro. Além do Rio, outra cidade que pode ocorrer esta situação é São Paulo, que conta com três aeroportos (Congonhas, Guarulhos e Viracopos, que está em Campinas).

avatar imagem
Helio Fraga 23/04/2022