Imagem: Internet
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na manhã de hoje, que o uso de máscaras faciais nos aeroportos e aeronaves não será mais obrigatório. A decisão altera a Resolução nº 456/2020, em virtude do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. A medida entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União. A Anvisa recomenda que passageiros vulneráveis ou com sintomas gripais continuem a usar máscara facial independentemente da nova regra.
A desobrigatoriedade do uso das máscaras foi possível considerando o cenário epidemiológico atual, diante do avanço da vacinação no país e à redução expressiva no número de casos e óbitos no Brasil, mesmo com o aparecimento de novas variantes.
Confira as medidas que continuam valendo:
- Disponibilização de álcool gel em aeroportos e aeronaves por parte das companhias aéreas;
- As aeronaves deverão ser submetidas a procedimento de limpeza e desinfecção antes do embarque de passageiros;
- Os sistemas de climatização das aeronaves deverão estar em condições sanitárias satisfatórias e sua manutenção e troca de filtros realizadas quando necessário;
- O desembarque deverá continuar sendo realizado por fileiras, de modo a evitar aglomeração; e
- Os avisos sonoros de aeroportos e aeronaves deverão continuar recomendando o uso de máscaras.
O uso de máscaras em voos e aeroportos do país passa ser apenas recomendado, ou seja, ficará a critério do passageiro ou tripulante decidir pela utilização da proteção.
Vai viajar? Leia: Itália suspende restrições para turistas