O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo iniciou um monitoramento com drones, como parte de um Planto de Trabalho de Segurança. A medida foi adotada pela concessionária que administra o aeroporto, a GRU Airport, que adquiriu dois equipamentos da fabricante Dahua Technology para monitorar e proteger o perímetro do aeroporto.
A tecnologia será uma ferramenta muito importante para a administração do dia a dia do aeroporto e irá identificar possíveis problemas para agir com rapidez.
Os drones, conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANT) ou Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA). Todos foram testados sob a supervisão de técnicos da Dahua Technology e da concessionária e possuem tecnologia de Inteligência Artificial embarcada.
Com os drones será possível identificar e prevenir princípios de incêndios, fiscalizar espécies de animais, apoiar vistorias das pistas de pouso e decolagem, alertar sobre invasões irregulares das áreas e orientar nas decisões de logística e trânsito em casos específicos.
Foram adquiridos dois aparelhos com câmera térmica, que possuem dois conjuntos de bateria (8 baterias) e dois conjuntos de hélice reservas. Esses equipamentos são extremamente resistentes ao vento, chuva e ausência de luz.
As câmeras possuem Zoom Optico de 30X com tecnologia StarLight, capazes de identificar pessoas, animais e objetos à distância.
Leia também: Simulação de voo da Eve servirá como teste de carro voador