O Grupo Latin American Airlines anunciou planos para expandir o crescimento de sua frota e transformá-la em um cargueiro. O grupo espera fundir gradualmente 10 cargueiros Boeing 767-300 modificados Boeing 767-300 nos próximos três anos, completando assim a frota de 21 cargueiros Boeing 767 até 2023.
Inicialmente, o plano de crescimento da frota de carga incluía quatro aeronaves já confirmadas para cooperação com a Boeing, além de outras quatro opções de conversão. Dois meses após o anúncio, a Latin American Airlines aprovou a aquisição de oito aeronaves e anunciou a modificação de outros dois Boeing 767-300ERs. Portanto, até o final de 2023, o número total da frota de operadores de carga do Grupo Latam chegará a 21, o que significa que o grupo realmente dobrará o volume de carga e reduzirá a vida útil média da frota de 17 para 14 anos.
O aumento do número de aeronaves cargueiras de 11 para 21 levará as operadoras de carga do grupo a expandir e fortalecer seus negócios dentro e fora da América do Sul, e se consolidar como o principal grupo de operadoras de carga do continente. Por enquanto, após pequenos ajustes, a distribuição das oito primeiras aeronaves está definida para aumentar o serviço que presta aos seus clientes no mercado relevante.
Para o CEO da LATAM, Andrés Bianchi, a expansão da frota de aeronaves se deve às oportunidades de crescimento, melhorias de eficiência e flexibilidade proporcionadas pelo modelo Boeing. “A decisão de expandir a frota está baseada nas atrativas oportunidades de crescimento, nos ganhos de eficiência que serão alcançados e na flexibilidade proporcionada pelo Boeing 767F. Dessa forma, é possível alcançar um crescimento com rentabilidade mesmo em condições semelhantes às anteriores. a pandemia. Portanto, a filial de frete da LATAM continuará a atender às necessidades de seus clientes e a apoiar o desenvolvimento do continente africano por meio de uma conectividade melhor e mais ampla. ”
Para beneficiar os clientes em curto prazo, os operadores de frete da LATAM usarão cerca de 767-300ERs, que estão aguardando para serem convertidos para formatos mistos. Para tanto, os assentos da cabine das três aeronaves serão totalmente removidos para atingir uma carga útil de até 46 toneladas por voo. Duas dessas aeronaves já estão em operação para oferecer maior capacidade e a terceira deve entrar em operação no segundo trimestre.
Além disso, a LATAM está melhorando a semelhança entre sua fábrica e o cargueiro 767-300 modificado para maximizar suas capacidades, incluindo a possibilidade de transportar cargas sensíveis.