A Qantas está aumentando sua influência no mercado interno. A empresa anunciou recentemente que adicionará algumas aeronaves Boeing 787 às operações multinacionais de Perth e planeja aumentar o tamanho da frota de sua subsidiária QantasLink adicionando um total de 18 aeronaves Embraer E190.
Boeing 787 em rotas domésticas
A partir da próxima segunda (21), a Qantas usará seu Boeing 787 em dois voos diários entre Sydney e Perth. Perth está localizada no oeste do país, enquanto Sydney, Canberra e uma das principais cidades da Austrália, Brisbane, estão localizadas mais a leste. Portanto, o vôo entre as cidades leva cerca de 6 horas.
Além disso, vale lembrar que o Qantas Boeing 787 oferece suítes business, que proporcionam mais espaço para trabalhar, jantar e relaxar durante o voo.
O CEO da Qantas, Alan Joyce, disse que o motivo dos voos domésticos do 787 é o aumento na demanda por viagens. “Desde que a demanda por viagens começou a aumentar, há cerca de um ano, nossa estratégia tem sido pensar criativamente sobre como podemos usar nossa frota para aumentar a capacidade, gerar receita e fazer com que mais funcionários voltem ao trabalho. É por isso que agora temos 787s. O avião está voando internamente. ”
Novo Embraer E190
A Qantas anunciou a extensão de seu contrato de três anos com a Alliance Airlines, que fornece à QantasLink o jato Embraer E190 e a flexibilidade para responder às mudanças nas condições do mercado.
O acordo aumentará a escolha da companhia aérea de 14 para 18 aeronaves. Três deles já estão em vôo e outros cinco entrarão em operação em outubro. E190 será pintado na cor QantasLink e é parte do aumento da capacidade doméstica da Qantas para pelo menos 107% dos níveis pré-COVID.
O primeiro jato E190 pode transportar 94 passageiros e começou a voar na rede QantasLink no mês passado. O vôo de cinco horas do jato o torna adequado para conectar centros regionais com capitais menores. A introdução do E190 também liberou a aeronave Boeing 737 da Qantas para redistribuição dentro da rede doméstica, permitindo à companhia aérea lançar várias novas rotas e aumentar a frequência das rotas existentes.
Canberra-Adelaide é a rota mais recente a se beneficiar da adição de voos E190. Desde meados de julho, a frequência de voos semanais aumentou de 9 vezes por semana para 18 vezes por semana.
Joyce afirmou ainda que pela escala, abrangência e economia proporcionada pelo modelo, o E190 é muito adequado para operar rotas entre a capital e o centro regional. “Expandir nossa parceria de longo prazo com a Alliance nos permite obter diferentes tipos de aeronaves sem gastar nada. O E190 é muito adequado para conectar a capital e centros regionais. Sua escala, cobertura e economia nos permitiram abrir sete novas rotas . “