Quem não gosta de descansar, viajar ou organizar as coisas no meio do mês? Em novembro, muitos chegam a ter até 6 dias de folga devido à Proclamação do Feriado da República comemorado no dia 15 e ao feriado municipal Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20. As festas de final de ano fazem com que muitas pessoas tirem as malas do armário para uma aventura e/ou um merecido descanso.
Uma previsão do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) estima que, em quatro dias, mais de 1,85 milhão de passageiros trafegarão pelas rotas brasileiras – movimentando pelo menos 52 atividades econômicas. Ainda de acordo com as projeções, os sete feriados de 2018 vão gerar um total de 13,9 milhões de viagens no país e terão um impacto de R$ 28,8 bilhões na economia nacional (excluindo Carnaval e Semana Santa).
Viajar no feriado? Planeje-se
Manter o orçamento em dia requer planejamento. Às vezes, a viagem está envolvida, esp. Nesse período, é importante contratar os serviços com antecedência para garantir as melhores tarifas – tanto de hospedagem quanto de traslados. No caso de viagens internacionais, o planejamento é ainda mais necessário devido às taxas de câmbio adicionais.
Quando uma instituição compra moeda, você se protege da volatilidade e para de perder dinheiro. “Em termos de câmbio, o ideal é comprar aos poucos, com prazo de compra de dois a três meses”, disse Pires. “Durante esse período, você obtém uma boa diferença na volatilidade da moeda.”
Gasto fixo
Para curtir suas férias com tranquilidade, o ideal é separar os gastos desse tempo. Isso ajudará você a não comprometer sua estratégia para o mês e/ou os objetivos maiores que definiu para sua vida. Uma vez determinado o valor, basta você se controlar para seguir o plano de gastos.
Um detalhe importante em viagens internacionais: use o cartão de crédito com cuidado, principalmente devido a futuras variações cambiais e IOF. “A melhor forma é usar dinheiro ou cartões de débito das bandeiras mais reconhecidas”, disse o especialista.
Cuidado com as tentações
É difícil resistir a algumas tentações no seu tempo livre, especialmente quando você está em um lugar novo. Mas cuidado. Comer em um restaurante local e apreciar a culinária de um destino é uma experiência cultural única, mas não deixe que isso afete seu orçamento.
Fuja do frigobar do hotel: A saída é procurar um mercado perto de onde você está hospedado. Normalmente, os preços de mercado são mais baratos que os minibares. “Cozinhar é outra ótima solução para reduzir o custo da alimentação. Fast food na rua, mas jantar no conforto da sua casa, mesmo que temporariamente”, diz o professor.
Outra forma de evitar custos extras é garantir reservas de hotel com antecedência ou encontrar lugares que você possa compartilhar com mais pessoas, principalmente se estiver em um grupo de excursão. Se não tiver tempo para fazer uma reserva antes da viagem, evite fazê-la na recepção, pois os preços são sempre mais elevados do que online.
Procure estabelecimentos com wi-fi para reservar. “Se o preço for mais alto do que você pode pagar hoje, controle a ansiedade de viver uma vida incrível”, diz Pires. “Com planejamento e investimento, toda a experiência pode ser aproveitada em um curto período de tempo sem o menor risco de arrependimento depois.”
Feriado: a hora de aproveitar benefícios
Muitas pessoas desconhecem que ao contratar um serviço, seja por telefone, internet ou cartão de crédito, a empresa que oferece o serviço pode oferecer um cartão de benefícios – o chamado clube de benefícios. Ao acumular pontos ou fazer parcerias com promoções de fornecedores, você pode economizar ou até ganhar algo de graça em suas viagens, como passagem aérea, hospedagem, alimentação, acesso a lounges de aeroportos e muito mais.
Leia também: Feriados de meio de semana podem ser aproveitados com viagem