Confira o que fazer se sua bagagem for danificada

Seja em viagens nacionais ou internacionais, as bagagens estão sempre lá. E são motivos de preocupação. A triagem é padrão: você a despacha as malas, elas passam pelas verificações de segurança e, então, você só a vê de novo na esteira do desembarque. É aí que às vezes surgem surpresas desagradáveis. Os motivos nem sempre ficam claros, mas você tem direito de reclamar e pode ter o conserto da avaria bancado pela companhia.

Percebi uma avaria na minha mala: e agora?

Antes de viajar, tire fotos dos detalhes de sua bagagem, pois isso pode servir de prova caso a companhia aérea demonstre resistência para resolver o problema. Assim que você visualizar sua mala e perceber alguma diferença, procure um representante da companhia aérea que viajou. Comunique a ele os danos que percebeu e solicite a realização de um protesto.

A AZUL solicita que os passageiros nessas situações façam o protesto imediatamente após o voo. Em voos domésticos, o retorno da empresa é em 7 dias. Para internacionais, são 21. A Azul estipula um teto máximo de restituição para os passageiros, no valor de R$ 1.131,00. O depósito é feito em até 7 dias após o envio dos dados bancários.

A GOL pede que o passageiro leve a mala avariada ao guichê da companhia, se possível, logo após o desembarque. A companhia confere a avaria para determinar seu conserto ou reposição.

Assim como as demais, a LATAM solicita que o passageiro faça a solicitação de avaria após o desembarque. Mas, também disponibiliza um canal de Whatsapp para quem perceber o dano da mala depois, no prazo de até 7 dias da viagem.

O que é o protesto?

É uma espécie de solicitação para registro das avarias em sua bagagem, que devem ser feitos por escrito, em formulário disponibilizado pela empresa aérea. Nele ficam registrados todos os detalhes para que a empresa possa fazer o orçamento ou verificar se é melhor a aquisição de uma nova mala.

Caso perceba o dano ou o furto depois de sair do aeroporto, você tem um prazo máximo de sete dias para fazer a reclamação no guichê da companhia aérea. Este prazo é definido pela ANAC.

Quanto tempo a companhia tem para reparar minha bagagem danificada?

A partir da data de sua solicitação, a companhia aérea tem mais sete dias para consertar a mala danificada ou ressarcir o valor. Caso a companhia não cumpra com essa norma, o consumidor pode abrir uma solicitação direto na ANAC. É necessário informar o número do seu voo, localizador e informações pessoais.

 

avatar imagem
Helio Fraga 12/03/2022