O natal na Itália é seguramente frio e quando damos sorte tem até neve. Aqui cada região comemora do seu jeito e tem suas própria tradições, principalmente na cozinha, que se tratando de tradição culinária de natal, elas são bem variadas, mudam até mesmo de cidade para cidade, mas em todo o país não podem faltar frutas secas, panettone e bons vinhos. O que tem em comum com o natal do Brasil? Mesa farta, (Só que sem o perú) família reunida, presentes, árvore de natal, etc.
Tradições
Uma tradição natalina muito comum em toda a Itália são os presépios: As pessoas costumam fazer tanto em casa, como nas igrejas e em outros lugares públicos.
Outra tradição que eu acho fantástica são as feirinhas de natal (i mercatini di natale), aliás essa não é uma tradição só da Itália mas de outros países da Europa também. Para mim esses lugares são mágicos. Lá você encontra de tudo, principalmente artigos para decoração de natal, produtos típicos e muitas doçuras.
Para os amantes do frio, o norte da Itália pode ser uma ótima opção para passar um natal diferente e único. Para quem gosta de aventuras tem a prática de esportes invernais e muitas outras atrações da montanha ou, para quem prefere bem estar e tranquilidade uma coisa muito usada também pelos Italianos é transcorrer o natal em piscinas quentes, massagem e muito relex.
Quem não gosta muito de frio pode ir para o sul, que além de oferecer muitas atrações eventos, é conhecida pela variedade de especilidades gastronomicas e é também a região preferida dos italianos para passar o final de ano.
Veneza é a número 1 dessa preferência. No mês de dezembro os canais se colorem de luzes douradas
que refletem na água, em um espetáculo único. Depois vem Pisa, uma de tantas cidades que fazem diversos espetáculos na praça, Napolis com ruas interiras dedicadas a exposição dos presépios, Florença e Roma pra quem escolhe cultura e arte e tanta outras cidades onde você irá encontrar todo o charme de um natal europeu.
Mas aqui como em qualquer lugar do mundo o natal é uma data muito especial, na qual todos se reúnem, festejam , trocam presentes e enchem os corações de alegria.
Aproveito para desejar um lindo e Feliz Natal a todos vocês: amigos, família e leitores
Pratos típicos do natal
Assim como no Brasil, nesse dia as famílias se reúnem e preparam jantares especiais com seus melhores pratos típicos, servindo até 6 pratos diferenciados, fechando com um doce. Os doces mais tradicionais desse periodo são o Torrone: uma espécie de pasta doce con castanhas e frutas secas, (parecida com o nosso pe´de moleque) e também o famoso panetone. Pra quem não sabe existem várias versões de panetone na Itália, é um mais gostoso que outro.
No dia 25 de dezembro o almoço costuma ser quase tão importante como o jantar da noite de natal. Existem alguns pratos que não podem faltar em algumas regiões: No sul é a enguia, o canelloni, o bacalhau, etc. No norte é o vitello tonnato, que é servido como antipasto e é a primeira das 6 porções servida antes dos outros pratos. Trata-se de uma carne cozida e coberta com um molho feito de atum. Aí você me pergunta, e o peru? Por aqui nada de peru. Logicamente nós brasileiros quando nos reunimos nesse dia fazemos a festa do nosso jeito: peru, farofa, arroz, e tudo que temos direito.
Escrito por Aldeíde Honorato