O International Airlines Group (IAG) firmou um acordo de empréstimo de sete anos, sem garantia, no valor de 100 milhões de euros à Globalia. Com esse acordo, o IAG garantiu um ano de exclusividade nas negociações de venda da Air Europa, e também o direito de igualar qualquer oferta de terceiros para a companhia aérea nos próximos três anos. O IAG também terá a opção de converter o empréstimo em uma participação acionária de até 20% na Air Europa.
“Este acordo nos dará tempo para avaliar com exclusividade estruturas alternativas que possam ser de interesse de ambas as empresas e oferecer benefícios significativos para seus clientes, funcionários e acionistas”, disse Luis Gallego, CEO da IAG.
O IAG planejava conseguir todo o capital social da companhia aérea com sede na Espanha por meio de sua subsidiária. A transação tinha como intuito estabelecer uma série de mudanças, tais como transformar o hub da IAG em Madrid em rival dos quatro centros da Europa, restabelecer o IAG como líder na Europa, se tornando atraente para o mercado da América Latina e Caribe e oferecer um potencial de sinergia significativo em termos de custo e receita.
Em dezembro de 2021, um executivo da IAG disse que o grupo estava muito próximo de cancelar a proposta de aquisição da Air Europa. De acordo com o diretor financeiro do IAG, as empresas estavam muito próximas de “melar” o negócio.
O acordo está condicionado à aprovação da Globalia pelos bancos sindicados que forneceram o contrato de empréstimo parcialmente garantido pelo Instituto de Crédito Oficial (ICO) e pela Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI).