Cartões de identidade para jovens: como obter documentos que permitem viajar gratuitamente
Você sabia que um decreto de 2013 permite que jovens entre 15 e 29 anos viajem gratuitamente no Brasil? De acordo com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), quase meio milhão de pessoas já estão inscritas no programa, mas a agência estima que 15 milhões de pessoas podem ter direito aos documentos do ID Jovem.
O que é ID Jovem?
A condição de jovem, ou ID Jovem, é um documento que permite que jovens de 15 a 29 anos, pertencentes a uma família, recebam uma série de benefícios, ganhem no máximo dois salários mínimos por mês e se cadastrem no governo federal. governo em um único registro. O benefício vale inclusive para quem não está frequentando escola ou faculdade.
Como tirar o documento?
O arquivo pode ser publicado pelo site do programa ou pelo aplicativo ID Jovem. Basta digitar o nome da mãe, nome completo, data de nascimento e número do NIS. O cartão é virtual, gratuito e válido por 180 dias. Após esse período, novos documentos precisarão ser emitidos, quando os requisitos para se tornar um beneficiário do Youth ID serão revistos novamente.
Quais os benefícios?
O cartão pode ser utilizado para o recebimento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, bem como no transporte rodoviário, ferroviário ou interestadual de passageiros.
Como viajar de graça com a ID Jovem?
Assim como no programa que garante passagens gratuitas para idosos, são reservados dois lugares gratuitos por viagem e os outros dois têm desconto de pelo menos 50% no valor do ingresso. As partes envolvidas devem ir ao balcão de vendas, pois a empresa não é obrigada a dar desconto na compra de ingressos pela internet. Esses assentos devem ser reservados para jovens adultos 3 horas antes da partida.
O que fazer caso a empresa se recuse a dar o benefício?
Resultado
Os jovens podem denunciar à Ouvidoria da ANTT pelo site ou pelo telefone 166 caso a empresa se recuse a emitir a multa. Para isso, você deve solicitar por escrito à empresa de transporte um motivo formal para a recusa, que deve incluir a data, hora, local e motivo da recusa.