A TAP divulgou um comunicado com mais detalhes sobre o ataque cibernético que sofreu em agosto. Infelizmente, apesar de todos os esforços da empresa para se alinhar à polícia judiciária e ao Centro Nacional de Cibersegurança, as informações pessoais dos clientes foram comprometidas. Descubra o que aconteceu e saiba como se proteger.
Nota da TAP – 21 de setembro de 2022
A TAP foi recentemente vítima de um ciberataque, que foi prontamente comunicado a todas as autoridades competentes. A TAP tem estado em estreita cooperação com as autoridades, em particular com a Polícia Judiciária e o Centro Nacional de Cibersegurança, na investigação destes acontecimentos desde 25 de agosto. Embora a TAP tenha implementado imediatamente as medidas e procedimentos adequados de cibersegurança para este tipo de evento, com o apoio de uma equipe de especialistas internos e externos de TI e de peritos forenses (Microsoft), os hackers conseguiram acessar os dados pessoais de clientes TAP. As medidas adotadas tornaram possível garantir a disponibilidade e integridade dos dados e o funcionamento em segurança de todos os sistemas da TAP.
Embora os ciberataques constituam uma ameaça constante para muitas empresas, a TAP tomou imediatamente medidas para a contenção e resolução do incidente, de forma a proteger todos os dados detidos ou geridos. Lamentavelmente, queremos informar que as categorias de dados pessoais de clientes TAP divulgadas consistem nas seguintes: nome, nacionalidade, sexo, data de nascimento, endereço, e-mail, contacto telefônico, data de registo de cliente e número de passageiro frequente. A informação divulgada relativamente a cada cliente pode variar. Estamos divulgando este aviso para que os clientes tomem conhecimento do ocorrido.
Não há indícios de que dados de pagamento tenham sido extraídos dos sistemas da TAP.
A divulgação de dados pessoais através de fontes abertas pode aumentar o risco da sua utilização ilegítima, nomeadamente com o objetivo de obter outros dados que possam comprometer os sistemas digitais para perpetrar fraudes (phishing).
Embora a senha de acesso ao serviço Miles&Go ou à área reservada dos clientes não se encontre entre os dados pessoais que foram comprometidos, por precaução, recomendamos a verificação das condições de segurança que os nossos clientes utilizam para aceder à sua área reservada, nomeadamente através da utilização de uma senha forte e da sua alteração frequente. Recomendamos também aos clientes que se mantenham cautelosos relativamente a quaisquer comunicações não solicitadas que requeiram informações pessoais. Recomendamos também que evitem clicar em ligações ou descarregar anexos enviados a partir de endereços de e-mail suspeitos. Note-se que, após esta comunicação pública, a TAP não enviará mensagens diretamente a clientes individuais sobre este assunto, por qualquer meio.
Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes que foram afetados pela divulgação dos seus dados pessoais e por qualquer inconveniente que isso possa causar. Gostaríamos de reafirmar o nosso empenho na proteção dos dados pessoais dos nossos clientes, continuando a implementar medidas adicionais para reforço da sua segurança.
Abaixo encontram-se informações adicionais sobre o incidente que poderão ser úteis.
Agradecemos a sua compreensão!
Como se proteger
Apesar do comunicado da empresa informar que os dados de pagamento não foram acessados a princípio, a sugestão é que a senha de cadastro no programa seja alterada. Confira como fazer:
- Acesse o site da companhia;
- Selecione a opção de login no canto superior direito da página;
- Feito isso, clique em “Não se lembra da sua senha ou quer alterá-la?”;
- Deverá, em seguida, inserir o seu endereço de e-mail;
- Pronto! Você receberá um e-mail com um link para registar uma nova senha de acesso.