Em 2014 eu e o meu Boy fizemos um belíssimo tour pelo nordeste do Brasil, que incluiu Natal, Fortaleza, Serra da Ibiapaba e Maranhão. Essa foi uma experiência pra lá de especial, que nos marcou demais. E de todos os lugares que visitamos, com certeza o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses foi o que mais nos marcou. A seguir, eu vou contar tudinho sobre como é visitar o Parque e dar algumas dicas para você que pretende conhecer esse pedacinho de paraíso escondido no nordeste do Brasil.
Sobre Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é uma meta turística cobiçadíssima pelos estrangeiros, que poucos brasileiros conhecem, ele foi criado em 1981, e fica dentro de uma reserva natural com 156,5 mil hectares. Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz. É conhecido internacionalmente por ser o único lugar ao mundo com essa paisagem de dunas formadas pela força do vento e piscinas de água doce formadas pelo acúmulo de águas da chuva, que se alteram constantemente, de acordo com o clima e a estação do ano.
Como chegar?
O modo mais rápido de chegar no Parque nacional de Lençóis Maranhenses é de avião, com um voo até o aeroporto de São Luiz- MA e dali prosseguir até o terminal rodoviário da capital maranhense, de onde saem ônibus diariamente para Barreirinhas, cidade mais acessível ao parque. O percurso até lá dura umas 4 horas e as estradas são muito boas. A passagem custa em média R$ 45 por pessoa.
Outras alternativas saindo de São Luís-MA até Barreirinhas:
– Carro ou van fretado; a duração do percurso é de umas 3 horas. Faça uma comparação de preços online, este site tem tudo, inclusive passeios: Passeios e Transfer São luís à barreirinhas
– Taxi, que você pode pegar com toda segurança no próprio aeroporto, com preços tabelados.
– Taxi aéreo, esse logicamente custa um pouco mais, mas tem toda a comodidade e vantagem de poder admirar Lençóis lá do alto. A viagem dura, em média, 50 minutos.
Eu comprei o passeio diretamente no Hotel e paguei 250,00 reais por pessoa. Fomos de taxi de São Luiz até Barreirinhas. Mas sinceramente não foi uma boa experiência. Após pagar o passeio, o hotel (Pousada Portas da Amazônia, que fica no centro histórico do Maranhão), esqueceu de fazer as reservas. Nós acordamos ás 3:00 hs da madrugada e fomos para a recepção esperar o taxi, que nunca chegava, foi quando o rapaz da recepção viu que tinha algo errado e se deu conta que não tinham feito as reservas, quando ele por fortuna conseguiu um encaixe para nós, eram 6:00 hs da manhã e conseguimos partir. Ainda bem por que era o nosso último dia na cidade e tínhamos ido ao Maranhão somente para visitar Lençóis. Mas não acabou por aí, chegando em Barreirinhas fomos super mal recebidos pela Agência que fazia os passeios para o hotel, que também não havia sido informada da reserva. Depois de muito transtorno, conseguimos fazer o tão esperando passeio. Já por volta do meio dia.
Resumo da história: Se comprar o seu passeio pelo hotel, certifique-se que não terá nenhum problema.
Quando ir?
O parque pode ser visitado em qualquer época do ano, mas existe um período mais favorável, que é entre os meses de março a setembro, sendo os meses de Março a Maio são os melhores para quem quer pegar as lagoas mais cheias e conhecer o parque em todo seu esplendor. É nesse periodo que o contraste das águas multicoloradas com as dunas de areia branca ficam mais visíveis.
Eu visitei Lençóis no mês de agosto e a água estava baixa, mas como você pode ver nas fotos (pena que fiz as fotos em baixa resolução) a paisagem era estupenda! Então, na minha opinião, com muita ou pouca água o lugar é incrível do mesmo jeito, são só paisagens diferentes.
Onde ficar?
Quando fui para Lençóis, pensei que por ser uma cidade bem pequena, Barreirinhas não tivesse muita opção de hospedagem, mas estava enganada, a cidade possui desde pousadas mais simples a hotéis mais estruturados. Me arrependi realmente tanto por não me hospedado em Barreirinhas, pois o cidade é ideal para quem quer aproveitar melhor as atrações do parque. Mas é viajando que se aprende, não é mesmo?
Vou deixar aqui abaixo uma lista dos melhores hotéis da cidade.
Pousada Toca dos Aventureiros
Pousada Vasto Horizonte
Cama, Café e Aventura
Encantes do Nordeste
Recanto das Arvores : Aqui foi onde o guia da excursão nos levou para almoçar. Comemos um peixe maravilhoso! O pessoal do restaurante foi super prestativo e ainda nos permitiram usar a piscina do hotel, o que foi muito bom após aquela caminhada nas dunas.
Onde não se hospedar no Maranhão?
Quando a gente fala de viagem, tende a contar somente as experiências positivas, mas eu acho que temos que contar também o que deu errado, para evitar que outras pessoas passem pelo nós passamos, por isso dessa vez eu vou falar onde não se hospedar ao visitar Lençóis Maranhenses.
Se o seu interesse no Maranhão for somente o parque nacional de Lençóis, é melhor evitar de se hospedar no centro histórico de São Luiz.
Eu e meu grupo nos hospedamos no hotel PORTAS DA AMAZÔNIA, que fica bem no centro histórico, e fomos assaltados na frente do hotel. Tivemos uma péssima acolhença nesse hotel, o pessoal não sabia trabalhar, tudo muito improvisado e sujo, foi um horror mesmo! Certo, são coisas que podem acontecer durante qualquer viagem, mas não custa nada prevenir neh?
Resultado? Nós acabamos mudando de hotel e fomos para o hotel Gran São Luiz, que fica na parte mais alta do centro histórico. Hotel maravilhoso, por sinal… ali é outro nível, e pra nossa surpresa o preço nem era tão diferente do desastroso Portas da Amazônia.
Visitando o Parque nacional de Lençóis Maranhenses
Como são organizadas as excursões até o parque?
As visitas ao parque são feitas somente com pessoal autorizado e não é possível ir até a reserva de carro próprio. Chegando em Barreirinhas, tem várias agências de turismo que organizam os passeios. Com o ingresso na mão você será direcionado até um dos carros que ficam esperando os turistas na entrada do parque, que é bem no centro da cidade. Você pode comprar os ingressos para parque no próprio hotel, ou pela internet, através de sites credenciados como este aqui: Passeio Lençóis Maranhenses, que inclusive é nosso parceiro aqui do Blog: Nesse casos é só se apresentar diretamente na agência responsável, que constará no seu ingresso.
Os passeios são feitos em grupos de no máximo dez pessoas, que são transportadas em caminhonetes adaptadas para o transporte de turistas, conhecidas como “jardineiras”. ou em grupos menores que vão de buggy ou até mesmo de quadriciclo. Eu sinceramente acho mais divertido em grupos maiores, que a gente aproveita pra fazer amizade.
Após uma rápida travessia de balsa pelo Rio Preguiças, você segue mata a dentro por uns 40 minutos de trilhas estreitas e bancos de areia fina, dali em diante apenas veículos com tração 4×4 podem seguir viagem, daí dá pra entender por que lençóis faz parte da Rota das emoções.
O motorista leva o grupo até a entrada das dunas, de onde começa a caminhada com um guia local. As caminhadas podem ser mais longas ou mais curtas, com paradas para mergulhos, fotos descanso e tudo mais…
Quanto tempo serve para visitar Lençóis?
Há quem diga que para conhecer todas as lagoas, que são 18 no total e aproveitar as outras atrações da região, você vai precisar de pelo menos uns 7 dias.
Por falta de tempo, eu fiz o passeio de um dia. Então se você for com o tempo estreito como eu, vale a pena reservar pelo menos 2 dias só para visitar as lagoas, pois esse é um lugar que vale a pena explorar cada pedacinho. Garanto que você não vai se arrepender!
Outros passeios que você pode fazer a partir de Barreirinhas:
Caminhada histórica
O que levar para a excursão em Lençóis?
Saia de casa/hotel pronto para se jogar na água. Após uma longa caminhada sobre as dunas você vai precisar, e acredite, essa é a melhor parte do passeio! Então, roupas de banho, chinelo, chapéu, óculos de sol e claro, muuuito protetor solar, que o sol do nordeste não brinca. Prepare uma mochila com o mínimo necessário para não ficar pesada. Inclua água e um lanchinho básico, dependendo da duração da caminhada você pode sentir fome e por ser um parque totalmente protegido, dentro do mesmo não tem barracas nem vendedores ambulantes, ou seja, nada para vender.
Obs: No carro da excursão tinha uma caixa térmica, onde todo o grupo colocou a sua água, que se manteve geladinha durante todo o trajeto, não sei se todos fazem isso, mas achei bem legal!
Dicas Extras
Dica 1: Nunca deixe para reservar o passeio na última hora, principalmente no final de semana, pois você corre os risco de não achar mais lugar. O lugar é sempre cheio de turistas.
GOSTOU DESSE ARTIGO? ?
QUE TAL ME AJUDAR A CONTINUAR COMPARTILHANDO CONTEÚDO GRATUITAMENTE?
RESERVE POR AQUI:
Ao fazer uma reserva ou comprar um produto/serviço de nossos parceiros você ajuda o blog a se manter, e o bom é que você não paga nada a mais por isso.
Como funciona? Para reservar através do Voo por aí basta clicar em um dos serviço desejado, por exemplo: Hotéis e Você será conduzido até a página de nossos parceiros, daí é só continuar a sua reserva normalmente.
Grazie di cuore! ?
Aqui abaixo você encontra uma lista com todos os parceiros do Voo por aí
Booking: Reserva de Hotéis
Rentcars: Aluguel de carros
Real Seguros: Seguro viagem
Touron: Venda de passeios, transfers e ingressos de atrações turísticas em todo o Brasil
Transferwise: Ferramenta segura e econômica para transferências de valores para o exterior
Submarino: As melhores ofertas de Pacotes de viagem, Resorts, Passagens aéreas e muito mais
MaxMilhas: Passagens aérea super descontadas diariamente
Ticketbar: Compre ingressos online com desconto e pule a fila
Curso de Italino: Com Material Didático já incluído e acesso por Tempo Ilimitado
Amazon: Encontre o ecessório ideal para a sua viagem
Escrito por Aldeíde Honorato